Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de maio de 2008

BUCHAS - FIXAÇÃO


BUCHAS
Hoje em dia o consumidor encontra no mercado uma grande variedade de buchas e seus derivados.
Existem buchas de "Nylon", "Plástico", "Metálicas", "químicas ou (Resina)", Pressão por explosivos e Pregos diversos, sendo estes dois últimos pouco aplicados no caso da Serralharia.

No primeiro caso buchas Nylon (polyamida), proporciona melhor qualidade, maior durabilidade e resistência á extracção.
No caso do Plástico (Polietileno), feito de material reciclado, não oferece grande durabilidade nem resistência indispensável para a segurança da aplicação do produto.

Normalmente as buchas de boa qualidade para fixação têm a sua medida impressa na base do produto, por sua vez essa medida corresponde à medida da broca a utilizar.

MAIOR SUSTENTAÇÃO
A capacidade máxima de sustentação das buchas de expansão de nylon é conseguida se for extraído o pó do orifício e utilizando parafusos de maior diâmetro possível e que ultrapassem a ponta da bucha.
As linguetas impedem que a bucha gire com o parafuso dentro da perfuração cirando atrito quando se aperta o parafuso.
As duas metades longitudinais da bucha reforçam a sua secção em direcção á ponta, para que a pressão aumente com a profundidade da bucha.

BUCHAS METÁLICAS:Buchas Zamak - são buchas de (Zinco e Alumínio), material não corrosivo, de enorme expansão. aconselhado para: betão, alvenaria rebocada, tijolo maciço, ou tijolo furado, entre outros.

Buchas em Ferro Zincado - especialmente concebida para diversas fixações de cargas leves e ligeiras a usar em todos os materiais de construção.

Bucha Metálica de Cone Interior - para expansão controlada a pouca profundidade na colocação reduz a possibilidade de encontrar o ferro no betão. Bucha de rosca interior e de fácil colocação indicada para fixações de cargas ligeiras e médias em betão.

Bucha de Aço - fabricada em aço concebida e indicada para fixações resistentes em materiais como o tijolo maciço, tijolo furado ou rebocado, alvenaria de betão, etc.

Bucha Metálica Expansiva - Adequados para, placas de gesso com fibras, madeira aglomerada, placas de fibras aglomeradas, placas maciças de lã vegetal, placas de fibras prensadas, chapa em arco, tecto de gesso etc.


Buchas Pré-montadas com Parafuso Rosca Métrica - próprias para divisórias e placas de gesso.

Bucha Metálica Roscada Exteriormente - e apropriada para fixações em série e seguras. É uma bucha económica e que se aplica directamente ao betão através do furo da peça a fixar.
BUCHA QUÍMICA:
Actualmente é um tipo de bucha muito utilizado, dado a facilidade de utilização em quase todas as situações.
Composição deste tipo de bucha; "resina", que se mistura com o secante, que permite uma secagem bastante rápida.
Os utensílios a utilizar; pistola própria, (mais resistente), embalagem de Resina, bico misturador, camisas especiais para aplicação no tijolo furado, "soprador" para limpeza do buraco a utilizar pela pasta já misturada e peça ou varão roscado a introduzir na resina.
Brocas:
Como escolher e usar ! As brocas A ferramenta chamada broca é uma haste metálica confeccionada em metal duro, composto de canais helicoidais que facilitam a saída de material erodido ou usinado do gume de corte para fora do furo, semelhante a um parafuso .
A broca penetra no metal ou outro material deixando um furo redondo e de dimensões precisas.
D i c a s- As berbequins são muito barulhentos e geram muito pó. Quando a usá-los, procure, utilizar protectores para os ouvidos e olhos.
- Colocar a boca de um aspirador junto ao local da perfuração ajuda muito a evitar que se espalhe pó pelo ambiente.
- Se você estiver furando e o aparelho travar, pare imediatamente.
- Caso tenha um berbequim que possibilite regular a velocidade, seleccione entre 2.000 e 2.500 RPM para furar madeira.
- Quando furar um metal, a velocidade deve ser mais baixa (800 a900 RPM).
- Para evitar o aquecimento excessivo da broca, jogue sempre uma gota de óleo lubrificante na abertura do furo.
- Se você furar um elemento oco, como um tubo, a broca pode partir quando tocar na segunda parede. Por isso, coloque um elástico de borracha no suporte da broca para evitar que ela atinja uma grande profundidade.


Qual Broca escolher ?
Para os iniciantes, as brocas fornecidas com a berbequins na compra são mais do que suficientes. Porém, elas devem ser substituídas quando se desgastam ou partem. As brocas especiais para furar madeira têm três pontas. Existem ainda brocas próprias para furar tijolos, concreto e vidro. As brocas helicoidais de aço são úteis para trabalhos difíceis com metal.

DIVERSOS:
Existem ainda outros tipos de fixadores como por exemplos, equipamentos de tiro a Gaz, ou tiro a pólvora, estes dois casos são mais utilizados por técnicos de electricidade para fixar os diversos cabos eléctricos no betão ou em vigas de ferro.

Sem comentários: