Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de março de 2010

PORTÃO CHAPA ABERTURA ANGULAR


Portão em tubo quadrado galvanizado 40x40x1,5mm, com ligeiro pescoço de cavalo, as zonas de soldadura foram decapadas e metalizadas a quente. Parte exterior do portão é em chapa lisa galvanizada com 1,5mm de espessura e aplicada com rebites. O batente é em barra galvanizada 40x3mm aplicada com rebites.
Actualmente tem-se vindo a utilizar cada vez menos as dobradiças tipo olhal, mas neste caso especifico tem mesmo que ser utilizado este tipo de olhal.
Este portão visto de fora parece normalíssimo, mas tem uma particularidade muito importante, e fora do comum. No quadro no canto inferior direito, pode ver-se o olhal inferior, o superior não se vê, mas fica junto ao tubo, criando um ângulo aberto entre os dois olhais e a face lateral do tubo.
A pergunta surge, para quê todo este trabalho ? Esta montagem permite que o portão ao abrir, vá levantando/inclinando o portão para poder passar por cima de uma rampa que esteja logo atrás do portão.
Neste caso em concreto, foi feito por etapas , corrigindo o que estava menos bem. É possível fazer cálculos para achar a medida que o portão precisa de subir. mas !!!!
Lanço aqui o repto, para quem possa dar uma ajuda a fazer este calculo matematicamente.
Fico à espera de noticias.