Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 9 de abril de 2010

PORTÃO EM CHAPA - BRAVO - CHARLIE


Estrutura geral do portão em tudo quadrado galvanizado, 40x40x1,5mm, e parte superior (pescoço de cavalo) em tubo rectangular 40x30x1,5mm, para facilitar o enfeite. Este pequeno arco, serve apenas para dar uma forma mais agradável.


O revestimento exterior foi feito em chapa galvanizada com 1,5mm de espessura, fixada com rebites cegos de alumínio. Cada chapa foi colocada na horizontal para colocar um acabamento em barra 30x8 em forma de meia-cana, não deixando ver a zona do apegamento. Ao centro o acabamento foi feito em barra galvanizada 40x3, com um caracol na parte superior.


São várias as opções de fixação, desde os olhais normais, relas inferiores e superiores com ou sem rolamentos, dobradiças ajustaveis, entre outros mais ou menos artesanais. Neste caso foram utilizados olhais torneados (130x25), três por folha, fixados á parede com bucha química. Foi escolhido a bucha química por ser mais facil a utilização, podendo também utilizar-se buchas metálicas.


A fechadura pode ser a gosto ou á medida do que se queira gastar, embora as fechaduras á venda no mercado têm o canhão pequeno para transpor o tubo de 40mm, sendo necessário adquirir uma fechadura de canhão longo. Como acabamento foram colocados dois puxadores, como forma de embelezamento.


A pintura foi feita depois do portão devidamente lavado e desengordurado com detergente e água em abundância. Neste caso foi utilizado tinta "mordente" própria para galvanizados da Marilina (Polocril).


Dicas extras:
Não deve ser utilizado buchas nylon, uma vez que cada folha do portão pesa cerca de 85 Kg, e não permite uma fixação muito sólida.
O batente de baixo é galvanizado da FAC para chumbar.
Por dentro foi colocado um esticador em ferro para fixar melhor o portão, por se tratar de uma zona onde o vento por vezes sopra com bastante intensidade. Em 23 de Dezembro de 2009, depois do vento forte que se fez sentir na zona do Oeste, alguns portões, foram encontrados abertos no dia seguinte, se estes portões tivessem esticadores, estes casos não se verificavam.
Foi colocado um revestimento á volta do canhão da fechadura para dificultar a abertura por pessoas amigas do alheio.