Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de março de 2010

PORTÃO CHAPA ABERTURA ANGULAR


Portão em tubo quadrado galvanizado 40x40x1,5mm, com ligeiro pescoço de cavalo, as zonas de soldadura foram decapadas e metalizadas a quente. Parte exterior do portão é em chapa lisa galvanizada com 1,5mm de espessura e aplicada com rebites. O batente é em barra galvanizada 40x3mm aplicada com rebites.
Actualmente tem-se vindo a utilizar cada vez menos as dobradiças tipo olhal, mas neste caso especifico tem mesmo que ser utilizado este tipo de olhal.
Este portão visto de fora parece normalíssimo, mas tem uma particularidade muito importante, e fora do comum. No quadro no canto inferior direito, pode ver-se o olhal inferior, o superior não se vê, mas fica junto ao tubo, criando um ângulo aberto entre os dois olhais e a face lateral do tubo.
A pergunta surge, para quê todo este trabalho ? Esta montagem permite que o portão ao abrir, vá levantando/inclinando o portão para poder passar por cima de uma rampa que esteja logo atrás do portão.
Neste caso em concreto, foi feito por etapas , corrigindo o que estava menos bem. É possível fazer cálculos para achar a medida que o portão precisa de subir. mas !!!!
Lanço aqui o repto, para quem possa dar uma ajuda a fazer este calculo matematicamente.
Fico à espera de noticias.

quarta-feira, 24 de março de 2010

PORTÃO DECORATIVO BISCATIZ


Portão em tubo quadrado galvanizado de 40x40x1,5mm, parte inferior em barra "emalhetada" com 30x5mm. Pescoço de cavalo no meio em barra 20x5mm com caracóis feitos com máquina de voltar. Parte de cima em tubo decorativo de 25x1,5mm, terminado com setas de 100mm em cima.
Como dobradiças são utilizadas relas "superior e inferior", com rolamentos e com copo para entrada de massa consistente em baixo. Este tipo de dobradiças permite abrir o portão tanto para dentro como para fora. Neste caso tem que se ter em conta que para isso terá que ser colocado, de preferência no centro do vão, e com folga suficiente para poder abrir.
Embora fosse utilizado tubo galvanizado, a opção foi decapar e metalizar a quente toda a estrutura, permitindo assim uma maior homogeneidade do trabalho por fora e por por dentro fica mais protegido, se fosse utilizado tubo preto ficaria só metalizado por fora.
Pintura normal, com aparelho para encher a rogosidade da decapagem e depois um esmalte cor a gosto.

terça-feira, 2 de março de 2010

NEM SEMPRE, NEM NUNCA, MAS HÁ DIAS ASSIM


As palavras são muito importantes, principalmente as "sábias", inteligentes e como não pode deixar de ser, ditas no "sítio" e á hora certa. Mas como o apetite para a escrita não está no seu melhor, e também como algumas imagens valem mais que muitas palavras, aqui vai esta imagem para manter este espaço com alguma actividade.