Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PORTÃO REDE - TANGO - FOXTROT



Este tipo de portão tem uma disposição dos tubos um pouco diferente do habitual, não foi utilizado "meia esquadria", ou seja ângulos a 45º. Neste caso as travessas de cima e de baixo foram topar a cerca de +/- 100 mm de cima e de baixo do tubo vertical.
Nos postes verticais foram utilizados tubos quadrados galvanizados com 40x40x1,5mm, e nas travessas horizontais utilizaram-se tubos rectangulares galvanizados com 40x30x1,5mm. Esta diferença permite encaixar a rede lacada com cerca de 6mm.
Dobradiças reguláveis, aplicadas com buchas para um melhor ajustamento em caso de ser necessário. Fechadura basculante com trinco, embutida no interior do tubo. O fecho de culatra também é galvanizado e com mola para uma utilização mais confortável.
Pilares laterais em tubo quadrado galvanizado de 80x80x2mm, podendo também ser fixado em pilares de betão.
Depois da estrutura soldada e rectificada, limpa-se toda a estrutura, aplica-se tinta, própria para galvanizados, ou aparelho para galvanizados e de seguida esmalte cor a gosto.
Aplica-se a rede distribuindo de forma uniforme pingos de solda. esta soldadura vai queimar um pouco o lacado da rede, mas por fim com uma lixa da-se uma passagem nas zonas queimadas, coloca-se um pouco de spray de zinco e faz-se o acabamento com tinta utilizada na estrutura do portão.

Os topos dos tubos levam tampas plástica, que podem ser pintadas da cor do portão ou ficar com a cor original, normalmente preto.

domingo, 17 de maio de 2009

PORTÃO EM CHAPA - NOVEMBER - PAPA


Portão com estrutura em tudo quadrado galvanizado, de preferência 40x40x1,5mm, para poder suportar o peso da chapa de 1,5mm de espessura (mais ou menos 40 Kg numa chapa de 2500x1250).

O "Pescoço de Cavalo" ou "tipo arco" serve apenas para embelezar o conjunto final do portão, dando assim uma forma mais agradável, ás vezes também se utilizam enfeites em barra.

Fixação da chapa feita com rebites de pressão, ou soldada à estrutura do portão por dentro.

Sistema de dobradiças: São várias as opções, desde os olhais normais, às relas inferiores e superiores com rolamentos ou dobradiças variáveis que permitem uma maior correcção caso seja necessário. (Ver texto sobre dobradiças) Fechadura a gosto ou á medida do que se queira gastar e a colocação de dois puxadores, um em cada portão, ficando mais harmonioso.

Devido às dimensões do portão não é possível utilizar apenas uma chapa por folha, por isso foram feitos uns arcos em barra (25x5 ou 30x5, ou varão quadrado, a gosto) tendo sido metalizados antes da aplicação final. Este arco além de reforçar ainda mais a chapa já de si forte, dá um aspecto mais clássico e permite esconder a junta da chapa, ficando apenas ao centro e nas laterais um pequeno espaço onde se vê a junta.

Pintura: Lavagem e desengorduramento de todas as zonas, tubo e chapas, utilização de spray de zinco nas zonas de fácil oxidação, e pintura com tinta própria para galvanizados, quer utilizando aparelho ou o esmalte directo.

Na montagem o mais seguro é a utilização de bucha química, podendo também ser utilizadas buchas metálicas, devendo-se excluir as buchas de nylon.








terça-feira, 5 de maio de 2009

PORTÃO EM TUBO - NOVEMBER - VICTOR



Portão em tubo galvanizado, 40x40x1,5mm, utilizando dobradiças reguláveis, (Diversos tipos disponíveis no nosso mercado, ou manufacturadas na própria oficina). A estrutura tem que ter um tubo a fazer a diagonal, porque o acabamento por fora não garante grande solidez da estrutura. A pintura é feita depois de devidamente lavado e retirada toda a gordura, com tinta própria para galvanizados para não desfolhar com as temperaturas elevadas.
O acabamento por fora é feito com paus tratados (6/8) abertos ao meio, e fixados ao tubo com parafusos auto-perfurante, de preferência de cabeça de embeber, ou com outra qualquer a gosto do proprietário. O paus podem-se utilizar tirando o bico, e colocando a parte mais grossa para baixo, ou com o bico para cima, ficando com um acabamento tipo seta.
Se o portão for mais alto deve-se utilizar uma travessa ao meio, e colocar duas diagonais em forma de V na horizontal.