Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Portão Almofadado tipo "SENNA"


PORTÃO TIPO "SENNA"

Portão possível de várias medidas, mas sendo como mais equilibradas 3500x2000.
Estrutura em tubo quadrado galvanizado de 40x40x1,5mm, com uma travessa ao meio e "Pescoço de Cavalo" em cima.
Almofadas em chapa galvanizada de 1,5mm ou 1,25mm ou ainda podendo ser um pouco mais fraco de 1,0mm. No meu ponto de vista esta chapa mais fraca não é aconselhável e também não será necessária a mais resistente, por isso penso que a mais indicada será a de 1,25mm.
A chapa é quinada em forma de "X" e posteriormente quinada na extremidades a 90º, com uma aba de mais ou menos 30mm para fazer acabamento na parte interior do tubo, para ser pingada/soldada ao tubo.
Estas medidas devem ser mais ou menos justas por forma a fazerem um melhor acabamento, e se houver alguma fissura deve ser utilizado silicone ou betume para fazer o acabamento.
A parte superior, no "Pescoço de Cavalo", são utilizados tubos galvanizados de 19mm, 3 por portão ou conforme a escolha do cliente ou opção do técnico.
Uma vez que, quer o tubo, quer a chapa é galvanizada, deve ser escolhido um batente, também em barra previamente galvanizada, ou sendo mesmo utilizado chapa galvanizada que é a solução utilizada nesta foto. Também o fecho de culatra e a fechadura deve escolhida de acordo com o resto do portão, ou seja, resistir o máximo à oxidação.
O batente em baixo pode, e deve ser galvanizado, ou seja adquirido a uma das diversas firma que vendem este tipo de material.
A aplicação do portão pode ser feito de diversas maneira, ou seja pode ser utilizado um sem número de tipos de dobradiças ou olhais. (Ver artigo sobre este assunto)
Os puxadores devem ter as medidas de acordo com o tamanho do portão, esta relação "tamanho do portão"/ "Tamanho dos puxadores" deve ser tida em conta.
Por último, acabamento e pintura, como anteriormente referido deve ser tapado as fendas com betume ou silicone, e deve ser utilizado aparelho próprio para galvanizados "mordente", ou esmalte próprio para galvanizados que pode ser aplicada directamente na chapa.
No caso da figura, foi aplicado um esmalte "policril" brilhante directamente na chapa. Fica um acabamento brilhante, com um efeito muito bonito, embora na figura apresente algumas sombras, mas deve-se à forma como a fotografia foi tirada e ao reflexo do sol na altura.

Apreciação geral: Estrutura bastante sólida, com material de boa qualidade e que embora não galvanizada depois de manufacturado, apresenta, a meu ver uma melhor qualidade, uma vez que , no caso do tubo também é galvanizado por dentro, permite uma maior durabilidade. No local das soldadura pode ser aplicado uma pintura com aparelho ou "galvanização a frio", para um melhor acabamento de durabilidade.