Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de março de 2008

METALIZAÇÃO



METALIZAÇÃO


Metalização é o tratamento das superfícies metálicas por uma película de zinco.

Esta projecção é feita a quente em espaço fechado utilizando equipamento para o efeito, por forma a ter uma distribuição homogénea da película.

A metalização por Aspersão Térmica é obtida através da projecção de micro-partículas de um determinado material, com altíssimo impacto sobre a peça, associando-se alta velocidade de ar-comprimido, temperatura e chama, com força de aderência ao material base, formando, desde camadas muito finas (0,05mm), até espessuras maiores (10mm).

O principal material aplicável é o Zinco.

O processo de metalização oferece as mais variadas possibilidades de revestimentos e opções de materiais que, por consequência oferece inúmeras soluções técnicas de engenharia e características, tais como: Protecção à corrosão, Alta dureza, Alta resistência ao desgaste, Resistência a elevadas temperaturas.

DECAPAGEM

DECAPAGEM

Decapagem é o processo, que tem como principio, a remoção de impurezas inorgânicas do ferro, entre essas impurezas destacamos a carepa, camadas de ferrugem, ou vestígios de tinta.
Este processo pode ser feito de diversas maneiras entre elas: o Jacto de Areia, ou o Jacto Abrasivo, ou de Granalha.

Esta técnica realiza-se numas cabinas nas quais um operário, devidamente equipado, utiliza uns compressores que projectam partículas metálicas ou de areia, consoante a peça a tratar.


A qualidade final da decapagem depende da distância na aplicação, que pode ser alterada, aproximando ou afastando da peça a decapar. A esferas em aço são muito mais eficientes do que a areia, embora no primeiro caso o processo fica um pouco mais dispendioso.