Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

PINTURA NO METAL

PINTURA

Há hoje uma grande variedade de tintas que podem ser aplicadas nos trabalhos em ferro:
- Os tradicionais aparelhos, sendo uma para materiais ferrosos e o outro para galvanizados.
Também existem tintas (esmalte de acabamento) que têm aplicação directa nos diversos trabalhos;
Exemplo:
Trabalhos galvanizados; (Aplicação directa, "tinta mordente") Antes da aplicação da tinta, toda a superficie a pintar deve ser lavada com detergente, por forma a retirar toda a gordura existente. Antes da pintura pode ser aplicado na zona das soldaduras um zpray de zinco (metalização a frio), para aumentar a resistência á oxidação dessa zona não protegida.
Trabalhos Oxidados (Ferrugem); Aplicação directa nos trabalhos, retirando apenas os pedaços de oxidação soltos, não retirando totalmente a ferrugem, é essa pequena oxidação que permite uma melhor aderência da tinta.
Trabalhos misto, Galvanizados e Ferrosos; Existe algumas tintas que se podem aplicar directamente nestes dois tipos de material, mas neste caso o ferro não deve ter qualquer tipo de oxidação. Também pode ser aplicada ou só em galvanizados ou só em ferrosos. Este tipo de tinta também utiliza dois componentes.
Galvanização; Algumas marcas de tinta dispõem de um tipo de metalização, aplicado à mão ou com pistola tradicional. Normalmente esta solução é constituída por dois componentes.
Acabamento; O acabamento pode ser dado com as diversas tintas aplicadas directamente no metal, ou no caso seja préviamente aplicacado aparelho, temos então o acabamento com o tradicional esmalte para ferro.
Este diversos tipo de tintas pode ser encontrado nas casas da especialidade, das diversas marcas.