Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de março de 2007

TRABALHOS EM FORJA

A Forja

Forja é uma fornalha de que se servem os ferreiros e outros artífices para incandescer os metais para serem trabalhados numa bigorna; Do francês, forge e do Latin, fabrica.

Ferreiro forjando
Forja é um sistema composto dos seguintes itens: fornalha (material carburante e ar), bigorna, martelos, tenazes e liquidos para arrefecimento (óleo/água). Neste sistema o ferreiro atua no metal aquecido a fim de gerar uma forma desejada. A principal ação é a deformação da estrutura inicial. Posteriormente segue-se para o tratamento térmico para o conferir ao metal as qualidades desejadas

segunda-feira, 19 de março de 2007

UM DIA DE NEVE EM ASSENTIZ

Que lindo, a minha oficina coberta de neve. Os agradecimentos ao fotografo (Familia Tinta)

domingo, 18 de março de 2007

FREGUESIA DE ASSENTIZ

Assentiz é uma freguesia Portuguesa do concelho de Rio Maior com 5,41 km² de área e 424 habitantes (2001). Densidade: 78,4 hab/km².
Em Assentiz há a Fonte Mourisca da Mãe de Água (datada pelo povo de 1144) e a Ponte Romana de dois arcos, que tem apenas um actualmente, devido a uma cheia no século VIII.
Para ver há ainda a Capela, em honra de Nossa Senhora da Vitória e a Casa Senhorial da Quinta do Visconde de Assentiz.
Pode ainda deliciar-se provando os sabores da região no acolhedor Restaurante “O Alambique”.

sexta-feira, 16 de março de 2007

MAPA ASSENTIZ - LOCALIZAÇÃO DA OFICINA


FACHADAS

Fachadas tipo: "Fernandico"

- Fachadas em chapa. Utilização de vários tipos de chapa (canelado largo e estreito), assim como vários tipos de fixação. (Parafusos auto-roscantes e parafusos auto-perfurante (com ou sem capochons) ou em último caso com rebites de pressão em aluminio, de preferência na cor da chapa.
- Estrutura em tudo galvanizado, (Postes em tubo 40x40x1,5, apoio da chapa em tubo rectangular 40x30x1,5), soldaduras protegidas por spray de zinco (metalização a frio).
- Colocação dos postes(Prumos) em massa de cimento, com buchas (Ver mensagem Buchas) ou aparafusados directamente na estrutura
Pintura com tinta própria para galvanizados. (tinta mordente)

PORTAS E PORTÕES PARA MORADIAS

Portas diversas:

Portas de abrir ou correr, com enfeites ou chapa,
Utilização de dobradiças torneadas ou reguláveis.
Acabamento com ou sem metalização e pintura geral.

quarta-feira, 7 de março de 2007

BANCO DE JARDIM

Banco de Jardim: "Patrícia"
Banco em ferro, utilizando uma das partes de uma cama de ferro antiga. (qualquer tipo ou modelo de cama)
Pés torneados em ferro redondo de 12mm, apoios de braços trabalhados em ferro redondo de 10 mm. Assento em barra de ferro 40x5, ou em madeira envernizada. Acabamento, com ou sem metalização, pintura a gosto.

segunda-feira, 5 de março de 2007

HISTÓRIA DO BISCATIZ



Serralharia familiar, iniciada em 1976 por António Fernandes Miguel, após a conclusão de um curso técnico nas oficinas gerais de Alverca, depois de uma breve passagem pela serralharia do “Zé Ferreiro”, figura carismática da nossa zona. Esta opção deveu-se em muito à falta de empregos que na altura se verificavam, tal como hoje mas agora por outras circunstâncias.
Desenvolveu diversos trabalhos no ramo, tendo passado por esta oficina vários trabalhadores de bom nível profissional.
No período de 1979/1982 teve como aprendiz Ricardo José Simão Crespo, que posteriormente em 2002, inicia o trabalho como "hobby", dando o nome sugestivo de BISCATIZ.

Depois de vários anos fechada, em que deixou de ser opção para trabalho em "full-time", é então dada alguma colaboração no ramo da Automação de portas e portões, a instalação de Portas Seccionadas e Basculantes.

A partir de 2006 regressa ás origens, dedicando-se apenas a pequenos trabalhos de Serralharia. No futuro tenho como objectivo a instalação de uma forja para trabalhos em ferro, e pequenas reparações.
Pelo meio destes trabalhos ainda vai havendo tempo para fazer algumas reparações eléctricas, ampliação de trabalhos em electricidade e também alguns trabalhos na agricultura.